5 de jun. de 2013

A TIMIDEZ AMOROSA E SEXUAL

A timidez amorosa e sexual pode parecer muita bela, delicada, sedutora e sensual nas boas novelas, nos incríveis filmes, mas no momento da conquista real pode atrapalhar e muito o sucesso a dois.
Inicialmente, as pessoas são tímidas ao se depararem com estranhos. Até então, isso é o normal da vida. O problema começa a surgir quando as pessoas se tornam verdadeiramente tímidas, mesmo após um forte elo de confiança, ternura, amizade e paixão.
Sob a visão clínica, a timidez não é considerada uma doença, mas em níveis acentuados, ela pode sim trazer alguns problemas de ordem psicossomática ao ser humano.
Segundo o escritor e pesquisador L.C.Martins, a timidez nada mais é que “um problema de comunicação”, isto é, um simples problema de comunicação com o nosso EU interior.

Na verdade, a timidez é um dos estágios de nossa ansiedade escondido lá no fundo de nossas emoções mais íntimas, adicionada a uma boa dose de medo, insegurança e preconceito. A partir do momento que você quebra essas possíveis doses, substituindo-as pela confiança em si, segurança em suas atitudes, autoestima e puro mergulho em novos conceitos e realidades, gradativamente, você perderá a timidez.
O processo da timidez é vivenciado em todos os aspectos da vida e, não poderia ser diferente, quando deparamos com a afetividade amorosa e sexual. Mas como driblar a timidez diante da conquista amorosa e relação sexual?
Pensando nisso, temos sim valiosas dicas para vocês curtirem mais o momento a dois sem medo de ser feliz. Acompanhe-as com carinho.
Invista mais em sua comunicação verbal e não-verbal!
Deixe a tristeza de lado e mergulhe no universo da comunicação sem medo de ser feliz. Confie mais em suas palavras, em seus gestos positivos, melhore o tom da sua voz, olhe com olhos de certeza para o outro, converse com interesse e sinceridade e estabeleça plena sintonia com a pessoa amada, é claro.
Julgue menos e sinta mais o momento a dois!
Primeiramente, aceite-se e, posteriormente, aceite mais o que o outro é de fato. Não julgue a pessoa amada, as atitudes, viva mais o momento a dois sem preconceitos. Simplesmente, liberte as suas verdadeiras emoções e mãos à obra!
Use e abuse de sua imaginação!
Não seja uma pessoa parada no tempo. Mexa-se! O relacionamento amoroso requer movimento e não timidez. Tome novas atitudes, troque ideias com a pessoa amada e não tenha vergonha de se soltar!
Seu visual, sua marca!
Capriche em seu visual sempre que possível. Certamente, será a sua marca para bons relacionamentos, afinal, ser notado pela pessoa amada ajuda e muito a dizer adeus para a sua suposta timidez.
Pense no tempo presente!
Deixe de pensar no passado e no futuro por alguns momentos com a pessoa amada. Se você pensar em situações desagradáveis de seu passado, pronto, já é uma colher de chá para acionar a sua timidez. Esqueça os sofrimentos, as dores passadas e viva o presente com toda a energia de seu ser. Esteja sempre presente no aqui e agora!
Evite comparações!
Seja você mesmo diante da pessoa amada, evite comparações com outras pessoas, pois dessa forma, você já rotula incapacidades em sua própria personalidade, além da energia da inveja. Seja mais confiante de si, suba no salto e, com certeza, não haverá abertura para uma possível timidez e desilusões.
Esteja sempre próximo da pessoa amada!
Não tenha atitude de manter a distância diante da pessoa amada. Mostre interesse por ela, sinta a presença do outro, crie empatia, dê boas risadas, compartilhe os seus reais sentimentos.
Procure um profissional, caso seja necessário!
Não tenha vergonha de buscar uma orientação médica e profissional, caso você sinta timidez tomando conta de sua alma. Pode ser sim um obstáculo em sua vida, então, procure superá-lo da melhor forma possível. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo ao Timidez e Ousadia. Esteja à vontade para comentar, dar opiniões, sugestões, reclamações ou elogios.